top of page

Como os fabricantes de embalagens fazem sua embalagem: Sobre o corte e solda!

Atualizado: 16 de dez. de 2025

Se você busca no mercado por embalagens para embalar o seu produto, por acaso já se perguntou como os fabricantes de embalagens fabricam sacos plásticos? Conhece os processos envolvidos? Neste pequeno texto ilustrativo, vamos te guiar nesse processo crucial na fabricação das suas embalagens plásticas.


Um guia sobre os processos dos fabricantes de embalagens

Sabemos que a grande maioria das pessoas não possuem um conhecimento sobre esse tema e com razão, já que não são da área e por isso não tem contato com assuntos industriais. Tendo isso em mente, temos feito alguns posts falando sobre esse interessante processo para que todos conheçam um pouco mais sobre como sua embalagem é feita. Já falamos como o processo de impressão e você pode conferir aqui. 


Como funciona a fabricação de embalagens?


Sua embalagem plástica necessariamente passa por pelo menos 2 processos de fabricação, começando pela extrusão do filme plástico e terminando no processo de corte e solda.

Nessa parte o filme enrolado em rolos chamados bobinas, impresso ou não, é colocado numa chamada máquina de corte e solda.

Máquina de corte e solda
Exemplo de uma máquina de corte e solda

Contando com um processo computadorizado chamando CNC, o equipamento é programando com a velocidade e tamanho da embalagem, além de outros ajustes como faca e temperaturas. Isso porque para cortar e solda ao mesmo tempo, o filme passa por uma barra quente que faz esse processo de selagem e corte. Dependendo do tamanho da embalagem, a produção pode ser de 30.000 sacos por hora!

Para demonstrar um pouco sobre esse processo que é praticamente padrão entre todos os fabricantes de embalagens, hoje compartilhamos dois vídeos de máquinas de corte e solda em funcionamento. Notem a rapidez, automatização e facilidade do processo!




Por mais que parece um tanto simples, é necessário muitos cuidados para produzir o saco plástico de forma correta. A temperatura correta da barra de solda é fundamental para garantir que a solda não fique fraca ou que nem ao menos corte o filme. A espessura do filme assim como o tipo de material também influenciam na hora de decidir a temperatura correta.

Cabeçote corte e solda
Exemplo de uma barra de corte e solda chamada de cabeçote.

Diversos outros acessórios podem ser acoplados na máquina de corte, como facas, outra barra de solda para fabricar sacos expositores, sanfonadores, aplicadores de fita dupla face, sugadores, etc.


Comentários


bottom of page